Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Novo CRAS na Mangueira

Prefeitura inaugura nova sede do CRAS na Mangueira

Conselho funcionava nos fundos de uma creche

Foto: Divulgação/ Prefeitura do Rio
Foto: Divulgação/ Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Assistência Social, inaugurou, nesta quinta (24), a nova sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Adalberto Ismael de Souza, que atende famílias em situação de vulnerabilidade social nos bairros de Mangueira, Benfica, São Cristóvão e Leopoldina. Somente este ano, foram 6.130 atendimentos naquela região, no trabalho preventivo de garantia de direitos como obtenção de documentos e acesso a programas sociais.

"O CRAS é onde se recebe as pessoas mais vulneráveis dessa cidade. Quando vai receber o auxílio emergencial e não sabe o que fazer, por exemplo, ela vai no CRAS. Esse espaço é uma referência para essa parcela da população, que antes precisava frequentar a sede antiga, num local de difícil acesso. Estar aqui na Vila Olímpica da Mangueira significa que a gente vai poder ampliar o nosso atendimento", disse a secretária Laura Carneiro, que estava acompanhada do subprefeito do Centro, Leonardo Pavão.

Entre outros serviços oferecidos pelo CRAS, está a inscrição no CadÚnico, pelo qual o cidadão passa a ter acesso a programas como o Bolsa Família, de habitação e de erradicação do trabalho infantil, além de ter direito a carteira de idoso, isenção no pagamento de taxa de concursos, tarifa social de energia elétrica ou Benefício de Prestação Continuada.

Uma das usuárias há 15 anos é Selma Rodrigues Conceição Beatriz, 63 anos, moradora da Mangueira desde que nasceu. Ela se cadastrou para receber o Bolsa Família, inscreveu a filha no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e toda a família passou a receber acompanhamento do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Dona de uma venda em sua própria casa, Selma criou sozinha os dois filhos, um homem e uma mulher, e ainda ajuda na criação de quatro netos. Leonan, de apenas 8 anos, tem problema congênito no estômago e precisa usar bolsa de colostomia. O CRAS encaminhou o menino para o atendimento de saúde e conseguiu o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

"A Selma é uma pessoa muito alto astral, é uma família bonita. Trabalhar hoje na área social requer muito mais acolhida e escuta. Nesse mundo globalizado e corrido, as pessoas não têm mais paciência para escutar os outros. Trabalhar com a dor do outro nos faz crescer e evoluir" – contou Edna Ferreira, pedagoga que dirige o CRAS da Mangueira há 20 anos.

A sede antiga ficava na Avenida Bartolomeu de Gusmão, Parque da Candelária, desde 1990, funcionando nos fundos de uma creche. Só que o prédio foi interditado pela Defesa Civil, após a queda de uma árvore centenária sobre o telhado. Ao se transferir para a Vila Olímpica da Mangueira, o CRAS poderá apoiar famílias que já utilizam os serviços das secretarias instaladas no local Saúde, Educação e Esportes, fortalecendo os vínculos sociais e familiares por meio de atividades educativas e lúdicas.


São 535 famílias com acompanhamento integral

Além dos atendimentos, este ano o CRAS Adalberto Ismael de Souza está acompanhando 535 famílias com medidas de proteção e atendimento integral, e mantêm 198 participantes de seu serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. O espaço conta com profissionais de assistência social, psicologia e pedagogia.

A cidade do Rio tem rede de 47 CRAS, que realizaram 375.368 atendimentos, nos cinco primeiros meses deste ano, 27% a mais do que os 294.385 realizados no mesmo período em 2020.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis