Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Novo Ambulatório Pós-Covid 19

Hospital Pedro Ernesto abre o primeiro Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid em Vila Isabel

Prédio da antiga Escola República Argentina foi adaptado para o atendimento especializado


Fonte: Divulgação/HUPE

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj) iniciou na tarde desta segunda (31), o Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid, no prédio da antiga Escola Municipal República Argentina em Vila Isabel. O novo espaço será um centro de atendimento ambulatorial público exclusivamente direcionado ao tratamento de sequelas da doença. A expectativa é de que sejam atendidos no local até 300 pacientes por semana. Para isso, foi montada uma equipe clínica que inclui médicos especialistas (cardiologistas, neurologistas, nefrologistas e clínicos), além de enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Todos já com experiência no enfrentamento da doença.

Fonte: Divulgação/HUPE

Os pacientes a serem atendidos serão encaminhados, de acordo com orientações clinicas, por meio do Sistema de Regulação (SISREG). No local, todos eles passarão primeiro por uma triagem da enfermagem, consulta com clínico geral, avaliação de Fisioterapia (motora e respiratória) e, se necessário, terão atenção de um assistente social. Após este primeiro atendimento, os pacientes serão encaminhados, se necessário, para as consultas com especialistas, exames laboratoriais ou atendimento psicológico.

"O objetivo é a reabilitação para incluir o paciente de volta à sua rotina, com qualidade de vida", resume Rui de Teófilo e Figueiredo Filho, coordenador de assistência médica do Hupe-Uerj e um dos coordenadores do ambulatório.

O intuito é que este Ambulatório Multidisciplinar seja integrado de forma permanente à rotina da unidade.

Rui destaca ainda que este será o primeiro centro de atendimento público pós-Covid no país. Um pioneirismo voltado não apenas para a atenção em saúde, como para a área científica.

"Nosso foco será tanto na assistência, como na identificação e coleta de dados para a produção científica", adianta o coordenador.

Especialidades e atenção a sequelas

De acordo com o cardiologista, coordenador do ambulatório e de Medicina Clínica do Hupe-Uerj, Paulo Roberto Benchimol, uma das principais sequelas da Covid-19 é a Síndrome Pós Intervenção Intensiva. Comum em quase 100% de quem passou por intubação; ou seja, suporte ventilatório, ela se caracteriza por sintomas como alterações físicas e psicológicas que afetam à saúde e a rotina destes pacientes. "Há uma tríade presente no quadro pós-covid: fraqueza muscular, desnutrição e alteração cognitiva", diz o especialista. O cardiologista também destaca que a sedação por longo período tende a ocasionar sintomas até mais grave como fibrose pulmonar. Outra observação são as lesões cardíacas. De acordo com Paulo Bechimol, 44% dos pacientes que passaram por UTI Covid-19. "Outra característica é que quando vai para o tubo, aproximadamente cinco dias depois, o paciente tende a precisar de diálise", cita Benchimol.

A observação a todos os suportes para atendimento e investigação aos casos e sequelas pós-Covid levou à estrutura do novo ambulatório. O local contará com um espaço de atendimento clínico geral e consultórios especializados. "Diversas pesquisas sobre sintomas neurológicos na Covid-19 estão em andamento. Nossa meta é orientarmos a população com o que há de mais atual sobre o assunto para que possamos entregar um serviço de referência e qualidade", adianta a neurologista Sara Martinelli de Souza, responsável pelo atendimento especializado da Neurologia no pós-Covid.

Tratamentos diferenciais

Já referenciada pelo atendimento de excelência feito junto às enfermarias Covid, a Fisioterapia do Hupe, agora se prepara para fazer os atendimentos ambulatoriais no novo espaço. Pela primeira vez, o serviço irá atender aos pacientes desde a triagem até a reabilitação. "Em virtude das perdas funcionais após a Covid, que são consequências de acometimentos pulmonares e motores diretamente relacionados à doença ou a internação hospitalar, vamos em busca de meios para devolver a qualidade de vida e o nível de funcionalidade que esses pacientes apresentavam previamente" adianta Simone Abrantes Saraiva, chefe do Setor de Fisioterapia do Hupe.

Paulo Bechimol relata que um dos fatores comuns entre pacientes pós-Covid é o chamado estresse pós-traumático. Dificuldade em dormir e concentração são alguns sinais de alerta desta situação. Atenta a isso, a equipe do Ambulatório Multidisciplinar abriu um dos consultórios especialmente para o Atendimento psicológico.

A psicóloga Luisa Freire de Moraes será a responsável por esta prática no novo espaço.

"Enfrentamos e atravessamos um momento de sobreposição de tempos, no qual, enquanto ainda vivemos a pandemia, com alto risco de novas contaminações, começamos a pensar nos efeitos e no período posterior a esta doença, ainda tão desconhecida. As sequelas anatômicas e psíquicas deste período de tantos desafios ainda precisam ser escutadas, acompanhados, para que então, possam ser compreendidas¨, diz.

O Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid do HUPE irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h no Boulevard 28 de setembro, 125 e o atendimento será feito via agendamento através do telefone: 2868-8000.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!