Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Triste rotina

Furto de bicicletas tem aumento de registros na Grande Tijuca em 2021

Vila Isabel, Grajaú e Tijuca são alvos de criminosos que depois revendem material furtado

Imagem de destaque da notícia

Um item muito usado como meio de transporte pelos cariocas tem virado um dos principais alvos de criminosos: a bicicleta. Levantamento feito pelo portal Grande Tijuca junto aos índices de criminalidade do Instituto de Segurança Pública (ISP) em 2021 mostra um aumento desse tipo de crime. Na Região Metropolitana do Rio, em 2021, 120 casos foram registrados. Em 2020, foram 87. Na AISP6, área de abrangência do 6ºBPM (Tijuca), somente no mês de abril, nove bicicletas foram furtadas, contra três no mesmo mês em 2020. No apanhado geral de 2021, 35 em 2021 contra 28 em 2020 (entre janeiro e abril).

Se dividirmos esses 35 furtos por área de delegacia da região da Grande Tijuca, em 2021, há uma queda na área da 18ªDP (Praça da Bandeira), comparando janeiro a abril. Foram 06 este ano contra 12 de 2020. Já na área da 19ªDP (Tijuca), houve aumento: 19 em 2021 contra 11 no mesmo período em 2020. Também houve aumento na área da 20ªDP (Vila Isabel): 10 entre janeiro e abril de 2021 contra 05 no mesmo período ano passado. O produto, uma vez furtado, é anunciado em sites de vendas. O delegado titular da 19ªDP, Gabriel Ferrando, ressalta a importância de registrar o furto.

"Bicicleta sempre foi um bem visado por furtadores por causa da sua alta liquidez, principalmente no mercado virtual de vendas via internet. É muito importante que seja feito o boletim de ocorrência. Sempre e, de preferência, anotar marcos identificadores da bicicleta, como número de série, nota fiscal ou fotos que possam individualizar o bem, caso a mesma seja recuperada. E se alguém for comprar uma bicicleta pela internet, o preço sempre será um diferencial para suspeitar do produto. Exigir nota fiscal e as circunstâncias da compra, identificar o vendedor, tudo facilita para identificar criminosos", ressaltou Ferrando.

Aliás, a região da 19ªDP é onde teve maior aumento. Em abril, das 09 bikes furtadas na Grande Tijuca, 05 foram furtadas e feito boletim de ocorrência. Grajaú e Vila Isabel estão na mira dos criminosos. No último fim de semana, criminoso invadiu um edifício e levou duas bicicletas.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis