Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Extinção da UERJ

Deputado Estadual faz projeto de lei que propõe o fechamento da UERJ

Documento prevê a venda ou aluguel do imóvel da universidade para iniciativa privada

Foto: Leonardo Pimenta
Foto: Leonardo Pimenta

O deputado Estadual Anderson Moraes (PSL) protocolou, nessa terça (25), um projeto de lei que propõe o fechamento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no Maracanã. Segundo a proposta, o governador do Estado estaria autorizado a extinguir a UERJ e a ceder, ou até mesmo vender, os bens móveis e imóveis da universidade para a iniciativa privada. O projeto ainda prevê a manutenção das vagas atuais e bolsas destinadas a estudantes de baixa renda ou em situação de pobreza. O documento diz ainda que o Hospital Pedro Ernesto seria transferido para a Secretaria Estadual de Saúde e os servidores seriam cedidos a outras faculdades ou levados a aderir a um plano de demissão voluntária.

Nas redes sociais do deputado, o projeto gerou manifestações a favor por parte de alguns ex-alunos e apoiadores da medida e manifestações contrárias de alunos e professores da instituição.


Anderson Moraes ainda justifica o projeto alegando que existem uma ideologia partidária e censura de pensamento.

"É nítido o aparelhamento de viés ideológico socialista na Universidade, com clara censura ao pensamento acadêmico de outras linhas de visão de mundo, inclusive mediante agressão física e verbal contra estudantes ou professores que pensam de forma contrária a tal ideologia", diz o deputado no projeto.

O portal Grande Tijuca entrou em contato com a assessoria de comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro para que se pronunciasse sobre o projeto mas, até o fechamento dessa matéria, não se manifestou sobre o caso.


Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis