Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Calçada da Fama

Ídolos do futebol carioca são homenageados no Maracanã

Calçada da Fama foi revitalizada e recebeu as pegadas de uma nova dupla de zagueiros

Foto: Divulgação/ Governo do Estado do Rio de Janeiro
Foto: Divulgação/ Governo do Estado do Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude iniciou nesta sexta (21), a revitalização as pegadas de ídolos do futebol já homenageados na calçada da fama do Maracanã . Segundo a Secretaria de Esportes, foram refeitos os moldes dos pés dos jogadores Roberto Dinamite, Jairzinho, Júnior, Mauro Galvão, Adílio e Renato Gaúcho. O evento contou com a presença do governador do Rio, Claudio Castro e também marcou a estreia de uma nova dupla de zagueiros na Calçada da Fama: Juan e Ricardo Rocha.

Uma nova tecnologia está sendo usada para capturar as pegadas, que serão digitalizadas e armazenadas na nuvem, um servidor online. As novas peças vão substituir as pegadas feitas em cimento. Elas são desenvolvidas com uma combinação inédita de silicones, garantindo uma maior definição, que possibilita até mesmo a identificação das digitais do jogador. Neymar, Cesar Sampaio e Clodoaldo já tiveram os pés capturados com a nova tecnologia.

"Os ídolos do nosso futebol merecem essa homenagem. Quando assumimos o governo, encontramos muitas peças danificadas, guardadas sem o cuidado necessário. Agora, estamos entregando uma nova Calçada da Fama, restaurada, pronta para, assim que for possível, receber os torcedores, os turistas e os apaixonados pelo futebol", explicou o governador Cláudio Castro.

O projeto Eternamente já restaurou outras 22 peças. As homenagens a Evaristo, Kaká, Romário, Bebeto, Sócrates, Coutinho e outros jogadores serão incluídas no acervo do Museu do Maracanã, responsável pela administração da Calçada da Fama.

"O Maracanã é um patrimônio esportivo e cultural que merece ser preservado, cuidado e administrado com muito carinho. Esse projeto vai revitalizar e garantir que essa homenagem, tão importante para os atletas e para a história do nosso esporte, seja para sempre. As próximas gerações vão ter acesso a essa memória do futebol e do nosso Maracanã" ressaltou o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Leandro Alves.

Homenagem seguiu protocolos sanitários

A organização da cerimônia desta sexta-feira, no Maracanã, seguiu protocolos sanitários definidos durante uma reunião com a Secretaria de Estado de Saúde. O acesso ao evento foi permitido após a realização de um teste rápido de Covid (PCR). O número de convidados foi reduzido e uma equipe fiscalizou o uso de máscaras e o distanciamento social. Todos os espaços usados foram medidos antes para garantir que não tivessem mais pessoas do que a capacidade recomendada pelas regras vigentes de saúde.

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis