Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Em pauta

Prefeitura realiza chamamento público para discutir Plano Diretor do município

População pode responder enquete no site planodiretor.rio

Imagem de destaque da notícia

A Prefeitura do Rio convida os cariocas a participarem da primeira consulta popular do processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável e da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo. Aberta ao público em geral, a enquete, disponível no site planodiretor.rio, busca saber a opinião dos cariocas sobre os serviços públicos no município e a qualidade de vida dos bairros onde as pessoas moram. A pesquisa é parte fundamental da nova fase de elaboração do Plano Diretor, que já contou com um chamamento público para que entidades da sociedade civil organizada participem das discussões sobre esta legislação, que precisa ser revisada a cada 10 anos. Na próxima sexta-feira(16/4) acontecerá a primeira plenária virtual com representantes das entidades inscritas, consultores de entidades convidadas, vereadores, especialistas e técnicos municipais.

"Estamos dando o primeiro passo para escutar, de modo virtual, a população carioca durante a revisão do Plano Diretor. Uma enquete online, principalmente em tempo de pandemia, abre a possibilidade para que todo carioca possa opinar sobre a cidade que queremos para os próximos 10 anos", afirma Andrea Pulici, coordenadora técnica de projetos especiais do Instituto Pereira Passos, uma das instituições municipais organizadoras da discussão.

Na enquete, o participante poderá apontar os pontos positivos e negativos de sua região de moradia em várias dimensões, como: Mobilidade, Infraestrutura, Violência, Inclusão, Acesso aos serviços públicos, entre outros. A pesquisa vai além: é possível escolher, entre as opções existentes, como você gostaria de ver a cidade daqui a 10 anos e quais aspectos, na sua opinião, deveriam ser priorizados para a evolução da cidade.

"Esta é a primeira de uma série de pesquisas que serão realizadas para que toda a população possa contribuir, não apenas durante as audiências públicas, mas desde o início dos debates", completa Andrea.

O Plano Diretor é a lei que norteia a Política Urbana do município e sua revisão está prevista para durar 12 semanas, das primeiras reuniões ao envio do Projeto de Lei Complementar à Câmara dos Vereadores e estará dividida em 4 macroetapas, a seguir:

Incluir a participação da sociedade civil na revisão do Plano Diretor da cidade significa debater, de maneira conjunta, o futuro da cidade, com foco em sua pluralidade e pensar o Rio de maneira mais ampla e inclusiva. Para dar sua opinião e acompanhar o cronograma de planejamento, além de documentos e comunicados sobre a revisão, basta acessar o site planodiretor.rio.


Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis