Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Olho na Páscoa

Entenda por que chocolate não é indicado para cães ou gatos

Especialista alerta para determinados sintomas e o que fazer quando isso acontecer

Imagem de destaque da notícia

O chocolate com certeza é um dos doces mais populares e queridos entre as pessoas. Com a proximidade da Páscoa então, o desejo por comer uma ou duas barrinhas fica ainda mais forte.

Contudo, para muitos tutores de pets, uma dúvida ainda permanece em relação ao consumo dessa guloseima: os cães podem ou não ingerir chocolate?

Diferentemente dos humanos, os cachorros não podem, de jeito nenhum, comer nenhum pedacinho do doce, e a regra também vale para os gatos.

Por que faz mal dar chocolate para cachorro?

Apesar de muitos donos de pets acreditarem que um simples pedacinho do doce não causará mal algum ao animal, essa ideia é arriscada e promove um grande risco à saúde dos bichos.

É importante ter em mente que mesmo em baixas quantidades, os animais podem sofrer sérios danos por conta da ingestão do chocolate.

O famoso doce possui carboidratos, lipídios, aminas biogênicas, neuropeptídeos e metilxantinas, que é, mais precisamente, a teobromina e a cafeína. E são justamente essas duas últimas substâncias que são altamente tóxicas para os cães.

Dessa forma, a dose de teobromina muda de acordo com o tipo de chocolate. Quanto mais lipídios tiver, menor será o nível de teobromina.

Mas como isso funciona na prática? Quanto mais escuro for o chocolate, maior será o nível de concentração da substância e, como consequência, também maior será a chance de intoxicação do animal.

Os chocolates brancos, por exemplo, não oferecem tanto perigo de intoxicação para os cães. Mas os amargos, em contrapartida, são os que oferecem grandes riscos de intoxicação.

Quais são os sintomas de intoxicação nos cães?

Seja em pequena ou grande quantidade, já entendemos que a ingestão de chocolate é altamente prejudicial aos pets.

Para se ter uma ideia, a dose considerada letal é de 250 a 500mg. Além disso, sinais clínicos de intoxicação podem começar a surgir de 6 a 12 horas após o consumo.

Dentre os sintomas apresentados, os mais comuns são:

Vômito;

Diarreia;

Polidipsia e poliúria (é quando o animal bebe mais água que o normal e também urina em excesso);

Náuseas; Arritmias cardíacas;

Arritmias cardíacas;

Hipertermia (aumento da temperatura corpórea; febre);

Hemorragia intestinal;

E, em casos mais graves, coma e morte.

As quantidades consideradas tóxicas não necessariamente precisam ser ingeridas de uma única vez. A teobromina pode permanecer no organismo por até seis dias.

Ou seja, doses repetidas sucessivamente também podem causar uma grave intoxicação. Portanto, é preciso ficar atento a alimentação do animal.

O meu pet comeu chocolate. O que fazer?

"Infelizmente, não há um antídoto que combata a intoxicação por chocolate nos animais de estimação", afirma a veterinária Livia Romeiro.

Por isso, caso um cão ou gato tenha comido chocolate, o ideal a se fazer é buscar ajuda de um hospital veterinário o mais rápido possível.

O veterinário saberá exatamente como lidar com os sintomas que o bichinho apresentar, buscando estabilizar o estado do animal, e fazer de tudo para reduzir o risco de complicações.

Assim, o profissional poderá dar soro na veia do animal com o intuito de evitar desidratação por causa dos vômitos ou da diarreia.

Também poderá realizar uma lavagem gástrica, procedimento geralmente feito quando não se é possível induzir o vômito.

Dessa forma, o indicado mesmo é evitar ao máximo que o peludo consuma qualquer quantidade de chocolate, seja o tipo que for.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis