Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Aniversário do Rio

Paes participa das comemorações pelos 456 anos de aniversário do Rio

Prefeito foi ao Corcovado, partiu bolo e entregou medalha a 18 artistas e agentes culturais

Foto: Divulgação/ Prefeitura do Rio
Foto: Divulgação/ Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes participou nesta segunda-feira (01/03) de várias cerimônias comemorativas pelo 456º aniversário da cidade do Rio. Pela manhã, ele foi ao Corcovado para o lançamento do calendário de eventos pelos 90 Anos do Cristo Redentor, que serão festejados em outubro. Já no início da tarde, participou da tradicional entrega do bolo da Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca), na Catedral Metropolitana, no Centro. E, em seguida, ao lado do secretário municipal de Cultura, Marcus Faustini, entregou medalhas da Ordem do Mérito Cultural Carioca a 18 artistas e agentes do setor.

"É uma alegria enorme ser prefeito, liderar essa cidade politicamente num momento difícil, porém mais uma vez vamos mostrar toda resiliência, força, energia e alegria do povo carioca para recuperar o Rio. Que esses 456 anos sejam uma marca de virada" destacou Paes, ao lado do arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani Tempesta, e da imagem de São Sebastião, padroeiro da cidade, antes de distribuir o bolo de aniversário da cidade.

O prefeito e Dom Orani já tinham se encontrado mais cedo, no Corcovado, durante o lançamento da festa do Cristo Redentor, que completa 90 anos em outubro. Na ocasião, foi revelado que o sambódromo será o principal palco dos festejos.

O terceiro compromisso festivo do prefeito foi a concessão da mais alta condecoração cultural do município no Palácio da Cidade, em Botafogo, a dezoito artistas e agentes culturais escolhidos por usarem seus trabalhos em 2020 como um elemento de contribuição à redução dos impactos da pandemia. Foram cerca de 2.800 votos e mais de 600 nomes, instituições ou coletivos indicados pela população para receber a Medalha São Sebastião do Rio de Janeiro da Ordem do Mérito Cultural Carioca.

"Não tenho dúvida alguma de que a força dessa cidade nasce principalmente da força da sua produção cultural tão espalhada pela cidade, em cada canto, cada esquina do Rio" enfatizou o prefeito.

Na edição de 2020, a comissão formada por membros da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura escolheu homenagear aqueles que, mesmo em um ano tão difícil, colocaram sua capacidade criativa e de mobilização para que a arte e a cultura fossem aliadas dos cariocas. Os premiados promoveram desde ações humanitárias, que contribuíram com os mais vulneráveis, até criações artísticas online que se tornaram companheiras de todos que fizeram isolamento.

"Tenho a certeza de que estamos iniciando um caminho vitorioso de recuperação do papel e da centralidade da cultura no Rio, porque temos um prefeito comprometido com a cultura na cidade e uma gestão que já está na rua, dentro do gabinete, pensando em como recuperar a dignidade da cultura. Vamos trabalhar muito porque esse é o caminho" frisou o secretário municipal de Cultura, Marcus Faustini.

Um dos homenageados, o cantor e compositor Moacyr Luz falou da sua relação com a cidade que tanto o inspira.

"Quem me conhece sabe a emoção que estou sentindo. Minha vida é o Rio de Janeiro e meus sambas principais são da Guanabara. É uma emoção muito grande. Receber essa medalha é um grande impulso, uma motivação a mais.

A cantora e compositora Teresa Cristina destacou que ficou "muito contente" com a premiação, porque o "Rio de Janeiro precisa sair do lugar que entrou".

"Acho importante uma mulher sambista receber essa medalha, fiquei muito feliz e emocionada ao saber que fui escolhida" afirmou Teresa.

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis