Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Perigo no asfalto

Moradores pedem poda e remoção de árvore que está caindo na Praça da Bandeira

Copas altas têm causado escuridão e sensação de insegurança para pedestres

Foto: Leitor
Foto: Leitor

A falta de poda de árvores na rua Pereira de Almeida, na Praça da Bandeira, vem trazendo uma sensação de insegurança para pedestres e moradores do local. Segundo uma moradora, uma árvore que fica em frente à sua casa está com o tronco envergado e ameaça cair a qualquer momento em cima de um veículo ou transeunte. Além disso, várias árvores não são podadas há algum tempo e a copa delas vem cobrindo a iluminação pública, causando escuridão e sensação de insegurança para quem transita pelo local.

"As árvores não são podadas há exatamente 12 anos e ficamos com medo dos assaltos frequentes com carros cheios de bandidos com armas. A rua fica escura à noite e a luz dos postes não ilumina direito por causa das árvores. Peço especial atenção à árvore em frente da minha casa. Ela é velha, fica do outro lado da rua e invade o nosso telhado. Está tombada pra minha casa e, se cair, vai ser um desastre", disse uma moradora.

Foto: Leitor

O problema envolvendo árvores na região da Grande Tijuca não é novo e vem sendo relatado constantemente em matérias anteriores. No fim do ano passado, moradores da rua Professor Valadares reclamaram de uma árvore que estava causando problemas estruturais na calçada e para três casas.

A Fundação Parques e Jardins atualmente só cuida do mapeamento e do monitoramento das árvores, e a COMLURB é a responsável pela avaliação de poda e corte. Nessa semana, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou a retomada do Plano Diretor de Arborização Urbana, criado em 2015, e comentou que uma das prioridades é a arborização da zona Norte.

O portal Grande Tijuca entrou em contato com a Prefeitura do Rio, a fim de que se pronunciasse sobre o pedido dos moradores para a poda e o manejo de árvores.

A Companhia de Limpeza Urbana (COMLURB) da Prefeitura do Rio disse em nota "que um engenheiro florestal irá vistoriar as árvores da Rua Pereira de Almeida, incluindo o vegetal ao lado do número 68, na Praça da Bandeira. De acordo com o laudo técnico, será programado o manejo necessário".

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis