Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Fechando o cerco

Moradores querem implementação do programa Maracanã/Praça da Bandeira Presente

Ação conta com apoio de delegado da 18ªDP e indicação legislativa de deputado

Imagem de destaque da notícia

A morte de um guarda municipal numa tentativa de assalto na tarde desta terça (23) na Radial Oeste, no Maracanã, apenas confirmou o que muitos moradores e comerciantes do Maracanã e Praça da Bandeira desejam: a implementação do programa Segurança Presente na região. Os dois bairros, que tem somados em torno de 35 mil habitantes, são limítrofes da Tijuca e Vila Isabel, que recebem o programa do governo estadual.

E um dos entusiastas da implementação do programa é o delegado titular da 18ªDP (Praça da Bandeira), Leandro Gontijo. Para o titular da distrital, a criação do Praça da bandeira/Maracanã Presente daria um bom suporte na segurança do bairro.

"A implementação do Programa Segurança Presente na área do Maracanã/Praça da Bandeira seria uma forma de criar um cinturão completo de segurança na Grande Tijuca, uma vez que Tijuca, Grajaú e Centro já contam com este tipo de patrulhamento ostensivo. O Maracanã e a Praça da Bandeira não. Tendo menos espaço naquelas áreas, estes marginais tendem a migrar para onde o Programa não está implementado, deixando a população destas áreas, não obstante o trabalho integrado das forças policiais locais (Polícias Civil e Militar), mais vulnerável à crimes contra o patrimônio, tais como roubos, furtos de cabos (que deixam áreas inteiras por horas sem energia elétrica e Internet) e presença de usuários de drogas. A morte do guarda municipal no dia 23 de fevereiro é o retrato deste quadro", enfatizou Gontijo.

A criação do programa ajudar também o efetivo do 6ºBPM (Tijuca), da mesma forma que os vizinhos Tijuca Presente e Vila Isabel/Grajaú Presente. Mas todo o desejo de implementação esbarra nas finanças. Segundo a Secretaria Estadual de Governo, responsável pelo programa, não há recursos para a criação do programa na região. Todos os programas acumulados no Estado custam R$ 17 milhões mensais ao Governo.

Mas, segundo o deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL), também há conversas para tentar implementar o programa nesta região.

"Fiz uma indicação legislativa para que se implemente o Maracanã/Praça da Bandeira Presente. Até para contemplar toda a região. Estive, inclusive hoje, no Palácio Guanabara para conversar sobre o assunto. E estamos estudando com os poderes solução de problemas voltados, inclusive, para o Largo da Segunda-Feira, pedido dos moradores", disse Amorim.

Problemas existem

A região do Maracanã e Praça da Bandeira tem alguns problemas que deixam moradores e comerciantes apreensivos. Há concentração de moradores de rua e usuários de crack perto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Usuários estes que praticam delitos como roubo a pedestres. O Largo da Segunda-Feira, que teria um posto avançado da Guarda Municipal, teve o projeto suspenso.

E ainda tem o estádio do Maracanã, onde em seu entorno se aglomeram torcedores (quando acabar a pandemia), proporcionando brigas entre rivais, depredações e furtos de ocasião.

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis