Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

"VACINAÍ"

Profissionais de TI e Saúde criam app que ajuda cariocas a localizar locais de vacinação

Plataforma utiliza dados de órgãos públicos e facilita o acesso de idosos às informações

Foto: Divulgação/Laboratório de Inovação Rio Certo
Foto: Divulgação/Laboratório de Inovação Rio Certo

Um grupo de pesquisadores e profissionais de TI e Saúde e de outras áreas do Laboratório de Inovação Rio Certo criou, no início do mês de fevereiro, de forma colaborativa, o aplicativo "VACINAÍ", que ajuda cariocas a acessar, com maior facilidade, os locais de vacinação que existem por toda a cidade do Rio. Segundo José Cerqueira, um dos idealizadores da plataforma, a ideia começou com um grupo de profissionais de TI e gestão de projetos que desenvolvem trabalhos utilizando dados de órgãos públicos disponíveis publicamente e que queriam ajudar a população a localizar os pontos de vacinação mais facilmente, seguindo o que estabelece o programa de vacinação da cidade.

"Nós estamos divulgando o site para que as pessoas possam conhecer e outras coisas vão surgir por aí. Na verdade, a iniciativa é de um grupo de cariocas apaixonados pelo Rio e que desenvolveu uma outra forma de apresentar mais rapidamente à população a informação referente ao local onde ela pode se vacinar", disse José Cerqueira.

Na plataforma "VACINAÍ", o usuário pode localizar mais facilmente, digitando o bairro onde mora, as unidades de saúde municipais que estão realizando a vacinação.

Apesar de a Prefeitura do Rio ter disponibilizado em seu site uma forma de as pessoas acharem os pontos de vacinação, muitos idosos estão tendo dificuldade de encontrar o local correto. Com o aplicativo idealizado pelo grupo, a busca fica mais simplificada e quem acessar poderá ter informações sobre as fases da vacinação, a classificação e os grupos que, em breve, estarão disponíveis.

O idealizadores estão conversando também com representantes da Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de implantação da plataforma pelo município e de expansão desse trabalho coletivo, que beneficiará a cidade.

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis