Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

A benção...

Prefeito participa de missa em homenagem ao dia de São Sebastião

Paes pede ao padroeiro do Rio para acelerar a produção de vacinas contra a Covid-19

Foto: Divulgação/Beth Santos/Prefeitura do Rio
Foto: Divulgação/Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes participou, na manhã desta quarta-feira (20/01), da tradicional missa pelo dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. A celebração foi realizada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani Tempesta, no Santuário Basílica de São Sebastião, mais conhecido como Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, Zona Norte. Para evitar aglomerações, a cerimônia religiosa contou apenas com alguns convidados e foi transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese do Rio e do Santuário.

"Acho que, neste momento, se ver livre desta pandemia é o maior objetivo de todos. É claro que a gente pede a proteção de São Sebastião para a cidade. Mas se ele pudesse acelerar essa vacina... ", disse o prefeito, para, em seguida, emendar com um pedido ao padroeiro do Rio.

"São Sebastião, vamos com fé. Por favor, mais vacinas", clamou Paes, que estava acompanhando dos secretários municipais de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero, e de Educação, Renan Ferreirinha.

Antes da Missa Solene, Dom Orani Tempesta lembrou que a igreja tomou uma série de medidas para evitar aglomerações durante todo o dia, como a realização de uma carreata em homenagem a São Sebastião no lugar da procissão.

"Toda a prudência que temos demonstrado durante a Trezena de São Sebastião, diminuindo o número de pessoas nas igrejas, diminuindo os deslocamentos, faz parte um pouco da nossa colaboração para as pessoas, para que não aumente a disseminação do vírus. Porque, embora a vacina tenha chegado, ainda estamos em pandemia", frisou Dom Orani.

São Sebastião é o protetor das vítimas das pestes

A data de 20 de janeiro foi escolhida para homenagear o santo católico, considerado protetor das vítimas da fome, da guerra e das pestes, como a Covid-19. Fundador da cidade, Estácio de Sá, em 1565, decidiu homenagear o rei de Portugal Dom Sebastião, batizando-a de "São Sebastião do Rio de Janeiro". Dois anos depois, em 20 de janeiro, os portugueses expulsaram definitivamente os franceses do Rio. De acordo com a lenda, São Sebastião teria aparecido ao lado dos portugueses na batalha e, por isso, se tornou o padroeiro do município.

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis