Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Em solo carioca

Prefeitura do Rio recebe primeiro lote de vacinas contra Covid-19

As 115,9 mil doses serão distribuídas para vacinação imediata

Foto: Divulgação/Prefeitura/Ricardo Cassiano
Foto: Divulgação/Prefeitura/Ricardo Cassiano

A Prefeitura do Rio recebeu, na tarde desta terça-feira (19/01), o primeiro lote com 115.920 vacinas contra a Covid-19, enviado pelo governo do estado à Central de Distribuição de medicamentos e insumos do município, em Jacarepaguá, Zona Oeste. De acordo com o plano de imunização, divulgado nesta segunda-feira (18/01) pelo prefeito Eduardo Paes e pelo secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, as primeiras pessoas vacinadas serão os profissionais de saúde que atendem diretamente a pacientes com coronavírus.

A farmacêutica Yasmin Oliveira, responsável técnica pela operação de logística da Central de Distribuição, não escondeu a emoção ao ver a chegada das vacinas.

"Fazer parte desse momento histórico de recebimento da vacina é incrível e emocionante. Nosso papel aqui dentro é receber, conferir e distribuir essa vacina dentro de todos os padrões de qualidade, de boas práticas de transporte e armazenagem", disse a profissional, que em seguida fez questão de ressaltar:

"A imunização é extremamente importante, é uma esperança. Mas a gente precisa continuar se protegendo, continuar com as medidas que vem tomando, para que em breve, num futuro próximo, consigamos retornar para as nossas vidas normalmente", completou

Ainda nesta terça, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai começar a vacinar os profissionais do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla. A unidade é a principal referência da rede municipal para o tratamento da Covid-19, com 380 leitos, e conta com mais de mil funcionários da área assistencial, fora o pessoal de apoio, como maqueiros, administrativos e limpeza. A técnica de enfermagem Dulcinéia da Silva Lopes, de 59 anos, que foi primeira pessoa a tomar a vacina no Rio, aos pés do Cristo Redentor, é profissional da unidade.

Também serão priorizados neste primeiro momento idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência, além dos trabalhadores desses estabelecimentos. As demais fases da vacinação, voltadas a outros grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, serão realizadas conforme novas remessas de vacina forem recebidas na cidade.

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis