Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Mais um alerta de vírus

Vírus raro encontrado na Bolívia causa sintomas semelhantes a dengue e pode ser mortal

Casos foram registrados no país e são alvo de pesquisa de pesquisadores

Imagem de destaque da notícia

Um vírus raro chamado Chapare, encontrado na Bolívia tem intrigado cientistas daquele país e também dos Estados Unidos. Eles identificaram evidências da transmissão em humanos, causando febres hemorrágicas, com sintomas parecidos aos do Ebola e da dengue. A descoberta foi apresentada nesta terça-feira (17) durante a reunião anual da Sociedade Americana de Medicina e Higiene Tropical.

"Nossa pesquisa confirmou que um jovem residente médico, um médico da ambulância e um gastroenterologista contraíram o vírus após terem contato com pacientes infectados. Agora, acreditamos que muitos fluidos corporais podem potencialmente carregar o vírus", explicou a epidemiologista Caitlin Cossaboom do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos em entrevista ao The Guardian.

O sinal de alerta foi ligado após dois médicos e um dos pacientes contraírem o vírus e morrerem após apresentarem um quadro de febre, dor abdominal, vômito, sangramento das gengivas, irritações na pele e dor atrás dos olhos. Acredita-se que o vírus seja transmitido aos humanos através de uma espécie de roedor típica da região.

Até hoje, apenas um surto do vírus havia sido documentado. Foi em 2004, na região de Chapare, a cerca de 600 quilômetros de La Paz. No entanto, os responsáveis pela pesquisa relatam que é possível que outras pessoas tenham contraído a doença, mas provavelmente receberam o diagnóstico de dengue, já que os sintomas são parecidos.


Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis