Moradores reclamam de prédio que bloqueou vaga de estacionamento no Grajaú

Fechamento do espa√ßo p√ļblico causa diverg√™ncia de opini√Ķes

Foto: Morador:

Foto: Morador:

O bloqueio de uma vaga de estacionamento na rua Uberaba, na altura do n√ļmero 90, est√° gerando v√°rias reclama√ß√Ķes de moradores do Graja√ļ. Segundo um morador, um condom√≠nio teria fechado, irregularmente, com vasos e uma faixa, um espa√ßo próximo à cal√ßada, para impedir o estacionamento de ve√≠culos em frente à entrada do prédio.

"A que ponto chegamos!!!! Todos os moradores do bairro Graja√ļ sabem a defici√™ncia de vagas para automóveis depois de tantas demarca√ß√Ķes feitas pela Prefeitura/CET RIO. Muitos moradores j√° tiveram seus carros rebocados por estacionarem em √°reas ditas proibidas pela Prefeitura. A s√≠ndica do prédio localizado na rua Uberaba n¬į 90 resolveu - por conta própria - "eliminar" uma vaga que fica em frente ao prédio da mesma, fazendo demarca√ß√Ķes ilegais feitas pelos próprios funcion√°rios do prédio e colocando 2 vasos de plantas no mesmo. Ou seja, resolveu o "problema" dela e trouxe um problema para centenas de moradores da mesma rua que n√£o possuem garagem em casa", disse o morador em uma rede social.


Foto: Morador

De acordo com moradores do prédio, a medida foi tomada pela administra√ß√£o do condom√≠nio para evitar que os carros estacionados em frente ao local atrapalhem a sa√≠da e a entrada de ve√≠culos de moradores. Motoristas estariam ocupando parte da entrada da garagem com os automóveis.


Foto: Morador

O fechamento do espa√ßo p√ļblico pela administra√ß√£o do edif√≠cio tem causado diverg√™ncias de opini√Ķes entre os moradores. Os decretos municipais n¬ļ 29.881/2008 e 1.601/78 estabelecem que o fechamento de vias p√ļblicas é irregular e que "nenhum material pode permanecer na via p√ļblica, além do tempo necess√°rio", podendo ser considerado "ocupa√ß√£o indevida, dano ou preju√≠zo de qualquer natureza", sujeito, ent√£o, à notifica√ß√£o e multa pela prefeitura.

O portal Grande Tijuca entrou em contato com a prefeitura do Rio para saber se algum órg√£o municipal foi procurado e quais as medidas que ser√£o adotadas.

A prefeitura do Rio informou em nota que "a Subsecretaria de Conserva√ß√£o vai enviar um técnico, na próxima semana, para vistoriar e notificar o Condom√≠nio para que fa√ßa a retirada dos vasos e a libera√ß√£o da via".