Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Volta Noel Rosa

Moradores de Vila Isabel pedem a volta da estátua de Noel Rosa

Monumento foi retirado há um ano pela prefeitura, após furto de peças

Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio
Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Vila Isabel está há um ano sem o principal símbolo do bairro. A estátua de Noel Rosa, uma homenagem ao ilustre compositor e morador que escreveu várias músicas que imortalizam o bairro, foi retirada pela prefeitura do Rio, após peças de bronze do monumento serem furtadas em abril de 2019. Na época, foram levados o tampo da mesa e o encosto da cadeira e, alguns dias depois, metade do corpo do garçom e o braço esquerdo do sambista. Segundo moradores, além do monumento, uma placa de bronze da estátua de Noel que fica no Boulevard 28 de Setembro e placas comemorativas do Instituto Hannesiano do Brasil em homenagem a personalidades da instituição, que ficam na praça Tobias Barreto, também foram furtadas.

"Fico triste quando vejo o memorial a Noel Rosa vazio. O descaso com o bairro é muito grande. A calçada musical está danificada em vários pontos, o busto de Noel Rosa sem placa e os monumentos da praça Tobias Barreto também sem as placas. Nós queremos a volta da estátua do Noel Rosa para a 28 de setembro", disse um morador.

O monumento a Noel Rosa foi inaugurado em Vila Isabel em agosto de 1996 e, nesse período, passou por várias situações de vandalismo. A primeira vez foi no fim de 2012, quando foram furtados a cadeira em bronze e um copo que ficava sobre a mesa, que foram repostos no ano seguinte. Já a segunda vez, em dezembro de 2015, o braço esquerdo e o pé direito de Noel, assim como o braço esquerdo do garçom, foram serrados. Em maio de 2016, foi restaurado pelo artista plástico, Joás Passos, autor da obra. De acordo com a Gerência de Monumentos e Chafarizes da Subsecretaria de Conservação, foram gastos mais de 135 mil reais com reposição de peças do monumento ao longo dos anos. No mês de setembro, dois homens foram presos por policiais da 18º DP, suspeitos de serem os autores dos furtos das peças no ano passado.

O portal Grande Tijuca entrou em contato com a Subsecretaria de Conservação da Prefeitura do Rio e com a Secretaria Estadual de Cultura para saber como está o processo para a restauração da imagem e a previsão de retorno da estátua para Vila Isabel.

A Subsecretaria de Conservação informou em nota "que, com relação à parte do Monumento a Noel Rosa que foi furtado, um representante do órgão esteve na Delegacia e fez o registro do boletim de ocorrência à época; e, assim, a Gerência de Monumentos aguarda o desfecho da investigação por parte da Polícia. Por questão de segurança, a outra parte foi removida para o galpão do Município e a equipe técnica está fazendo o levantamento orçamentário de cada parte do Conjunto em homenagem ao poeta de Vila Isabel. A Conservação esclarece, que a reposição de peças em bronze, por furto ou vandalismo, não faz parte do contrato anual de manutenção. Os técnicos estão fazendo a avaliação orçamentária caso a caso para estimar o valor de cada monumento ou peça que necessite ser refeita. Trata-se de um levantamento detalhado e minucioso; por isso, não há ainda valores estimados do prejuízo com os furtos dos monumentos.

Pois, cada vez que um monumento é furtado (parcial ou integral), danificado ou vandalizado, é preciso fazer a elaboração de um projeto com previsão orçamentária independente e outras necessidades para a execução dos reparos. A cidade do Rio de Janeiro possui um dos maiores acervos de monumentos do Brasil e a Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Subsecretaria de Conservação, tem sob sua tutela 1.371 (entre bustos, esculturas, estátuas, relógios e chafarizes). Um contrato anual de manutenção, em torno de R$ 900 mil, mantém vistorias periódicas, cujos serviços - limpeza, retirada de pichação, conserto hidráulico e elétrico, reparos de pequenas peças -, são sempre programados para que sejam executados ao longo do ano. Pedimos também para que a população colabore e denuncie, pelo 1746, caso seja verificado algum furto, pichação ou dano de qualquer monumento ou chafariz da cidade".

Já a Secretaria Estadual de Cultura disse em nota "que o Inepac informa que está acompanhando o processo para a restauração e reinstalação da estátua de Noel Rosa, em Vila Isabel. O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, considera que este é um bem que pertence não somente a cidade, mas ao Estado e ao país e está trabalhando para fazer o financiamento da recuperação do monumento, feita pelo próprio escultor responsável pela peça e que está em diálogo constante com a prefeitura do Rio, que detém o espaço, para encontrar uma solução para o restauro da obra".

Estátua de Noel Rosa já está sendo restaurada

Apesar da nota da prefeitura que informa "que o monumento está no Município e a equipe técnica está fazendo o levantamento orçamentário de cada parte do Conjunto", o portal Grande Tijuca soube, com exclusividade, por um pesquisador, que o monumento já está sendo restaurado pelo artista plástico Joás Passos. A recuperação está sendo gradativa, já que depende da aprovação orçamentária da Prefeitura do Rio para ser concluída.

Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis