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Perigo sobre rodas

Usuários das linhas 301 e 302 voltam a reclamar do péssimo estado dos ônibus

Veículos estariam com problemas nos freios e nos bancos

Foto: Gabriel Marinho
Foto: Gabriel Marinho

Os passageiros das linhas 301 e 302 estão preocupados com o péssimo estado de conservação dos ônibus da Auto Viação Tijuca, que faz parte do consórcio Transcarioca. Segundo os usuários, vários veículos estão com o piso quebrado, os revestimentos de fórmica estão mofados no teto, as portas apresentam problemas para fechar, os bancos se encontram com os pés enferrujados e as campainhas de parada, sem funcionar.

" O ônibus da Tijuquinha C 50047 está rodando na Linha 301 com problemas no teto mofado, com buraco, com a corda da cigarra arrebentada e o pior, com problemas no freio. Fiquei muito preocupado quando peguei esse carro, já que puxava sempre para direita", disse um passageiro para nossa equipe.


Fotos: Leitor
Já o passageiro Renato Charles relata as péssimas condições de outro carro da linha.
"Eu peguei o ônibus da Auto Viação Tijuca C50122 no dia 14 de setembro, na Linha 302, as 8h da manhã, no sentido Barra, com problemas do seu piso todo quebrado, problemas no revestimento de fórmica que estão mofadas no teto e laterais quebradas também. As portas estão empenadas e com problemas no fechamento e os bancos com os pés enferrujados. Cadê a SMTR, que deixa um veículo operar assim? Será que ele tem de andar desta forma mesmo?", questiona Renato.


Fotos: Leitor
A Auto Viação Tijuca chegou a anunciar em agosto uma mudança na frota a partir de agosto, com carros novos na cor verde, listra amarela na parte frente e tons de branco na parte superior. Os novos ônibus seriam substituídos até o fim do ano, porém nas linhas 301 e 302 ainda não estariam em funcionamento.
Foto: Mariano Mello

O portal Grande Tijuca entrou em contato com a Secretaria Municipal de Transportes e com a Rio Ônibus para que se pronunciassem sobre as reclamações de usuários quanto às péssimas condições dos ônibus e quais medidas seriam tomadas para a solução do problema.
A Secretaria Municipal de Transportes disse em nota "que, em atenção à denúncia dos usuários, vai realizar uma inspeção na frota operante das linhas citadas, a fim de verificar as condições dos veículos que atendem a população. Vale lembrar que os operadores têm obrigação de realizar a manutenção e a higienização dos coletivos, além de cumprir os protocolos sanitários, especialmente neste momento de retomada das atividades na cidade.
É importante destacar que a secretaria realiza fiscalizações diárias, em pontos de linhas regulares, garagens de empresas, estações do BRT e em outros pontos estratégicos, para verificar os serviços ofertados aos passageiros. As ações seguem intensificadas.

A SMTR aproveita para lembrar sobre a importância da participação da população no registro de sugestões e reclamações acerca dos serviços dos ônibus municipais, por meio do canal direto com a secretaria, o SMTR com VOCÊ. As informações dos usuários são essenciais, pois direcionam as fiscalizações e geram procedimentos de averiguação e cobrança para que os serviços sejam aprimorados. O número do Whatsapp para envio de mensagens é o 98909-3717".
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