Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Patrimônio histórico em Risco

Supermercado constrói estrutura de concreto em cima da calçada musical em Vila Isabel

Moradores reclamam que construção está danificando local que é tombado

Foto: Tânia Regina (Moradora)
Foto: Tânia Regina (Moradora)

Moradores da Boulevard 28 de Setembro, em Vila Isabel, estão indignados com uma estrutura de concreto que foi construída por um supermercado na calçada musical, que é patrimônio cultural de Vila Isabel. Segundo uma moradora, a pequena construção foi feita recentemente pelo mercado para impedir que motoristas estacionem seus carros na calçada e foi erguida em cima de uma das cifras do piso de pedra portuguesa tombado pelo município.

"Na porta do mercado Extra da 28 de setembro, colocaram uma coisa sem utilidade e pegaram uma nota musical de uma calçada que é tombada. Impossível isso, cadê a prefeitura?", disse a moradora Tânia Regina.
Foto: Tânia Regina (Moradora)
As calçadas musicais de Vila Isabel foram construídas em 1965 pela Prefeitura do Rio em comemoração ao IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro. O projeto foi idealizado pelo compositor Almirante que selecionou partituras de músicas de compositores brasileiros, como "Cidade Maravilhosa", de André Filho, "Abre Alas", de Chiquinha Gonzaga, "Feitiço da Vila", de Noel Rosa e Vadico, "Ave Maria", de Ertildes Campos, "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, "Carinhoso", de Pixinguinha e João de Barros e "Renascer das Cinzas", de Martinho da Vila. Toda a calçada foi tombada em 1989 pelo município, pelo decreto 7291, e, em definitivo, pela Lei 2790, de 27 de abril de 1999, e não pode sofrer qualquer modificação.

O portal Grande Tijuca entrou em contato com a Subsecretaria de Conservação da Prefeitura do Rio para saber se o órgão foi informado sobre a modificação na calçada e com o Grupo Pão de Açúcar para que se pronunciasse sobre o assunto.

A Subsecretaria de Conservação disse em nota que "vai enviar uma equipe esta semana para vistoriar a situação do local e notificar o supermercado a fazer a retirada, caso não tenha uma autorização". Já o Grupo Pão de Açúcar informou em nota que "providenciará a demolição da estrutura de concreto, conforme solicitado pela prefeitura".
Deixe sua opinião

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis