Paz o tempo todo

Qual a inspiração para este axioma? Paz o Tempo todo será fruto de uma profunda observação?

Em junho de 1996 dirigi minha mensagem aos Rotary anos da Tijuca ao assumir a presidência daquele clube que então completava 48 anos de atividades ininterruptas. Assim me pronunciei:

"Paz. Ausência de lutas, violência ou perturbações sociais; sinônimo de tranquilidade pública, de concórdia.

Paz. Ausência de conflitos entre as pessoas; sinônimo de entendimento, de harmonia.

Paz. Ausência de conflitos internos; sinônimo de tranquilidade de alma, deu sossego.

Paz. Situação de um país que não está em guerra com outro. restabelecimento de relações amigáveis entre países beligerantes; cessação de hostilidades.

Paz. ausência de ajuda são ou ruído; sinônimo de repouso, de silêncio.

qualquer que seja o significado desta simples palavra, cumpre as pessoas de boa vontade fazê-la viva dentro de si mesmas em favor do convívio coletivo.

Humanidade, compreensão, solidariedade, urbanidade, educação, são atitudes que, associadas a outras mais que elevam a presença do ser humano dentre todos os seres que integram a natureza, possibilitam a eterna edificação da civilização. esse tem sido e para sempre será o empenho dos Rotary anos espalhados por todo o mundo.

Paz, Peace, Pace, Paix, ... Shalom. Não importa o idioma, o que importa é o convívio pacífico entre todos."

Passados 25 anos, e assimilando a compreensão de ser o homem, parte integrante da natureza, acrescento: a paz pode ser observada no vento, na chuva, no frio ou no calor, na vegetação ou nos animais irracionais. Para a Natureza, paz é dinâmica e equilíbrio. E a natureza nos mostra ter paz, o tempo todo.

Assim também o é para os rotarianos. Dinâmica e equilíbrio na direção de nossa causa maior: Paz e compreensão ... o tempo todo ... incessantemente.

A cada dia, devemos reconhecer a dádiva que nos é oferecida pela oportunidade de viver uma nova jornada. Então, que o façamos irradiando ao nosso redor a alegria de viver em paz, o tempo todo. No primeiro dia do ano, e em todos os que o sucedam ao longo de nossas vidas.

Joper Padrão

Vice-Presidente do Rotary da Tijuca