Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

POR ROTARY DA TIJUCA

Tijucanos celebram 72 anos de ação

Imagem de destaque da notícia

Em 15 de dezembro de 1949, na Confeitaria Tijuca, 27 empresários se reuniam para fundar a 202ª Rotary Club em todo o mundo.

Naquele encontro histórico esses líderes de negócios iniciavam uma jornadas em que seriam sucedidos por gerações de outros indivíduos, unidos pelos mesmos propósitos: contribuir para um ambiente propício à paz e à compreensão entre as pessoas.

Alguns deles tiveram destacadas atividades no mundo dos negócios. A Tijuca, naqueles tempos, era um bairro com indústrias têxteis, de cosméticos, de bebidas, e até mesmo a maior fábrica de cigarros do Brasil.

Assim, passaram pelas fileiras do Rotary da Tijuca os empresários da Phymatosan (quem lembra do slogan, Phymatosan, melhor não tem, é o amigo que lhe convém ...), Sabonete Eucalol (ainda hoje são inúmeros os colecionadores das estampas que acompanhavam os sabonetes), Leite de Colônia, Souza Cruz.

Também contribuíram intelectuais que presidiram o Real Gabinete Português de Leitura, médicos notáveis (aqui nasceu o ProntoCor por iniciativa de um rotariano) e muito mais.]

Essas figuras notáveis foram incansáveis em fazer o bem. Por exemplo, foi por ação dos Rotarianos de Tijuca que nasceu a Fundação Rotária de Educação para o Trabalho, com as salas oficinas das Bombas Dancor. Nossos associados dirigiram o Centro de Integração Empresa-Escola, tradicional na colocação de estagiários no mercado de trabalho; a Associação Patrulha Jovem do Rio, formadora de jovens para o primeiro emprego; o Centro de Estudos Rotários – José Moutinho Duarte, dedicado ao debate de temas da instituição; e muitas outras entidades.

Os atuais rotarianos são herdeiros desse patrimônio de valor inestimável para a sociedade local, regional e mundial. Sim, porque atuamos em missões internacionais, como em Angola, sem falar nas relações com outros países, favorecendo entidades como a Casa Ronald McDonald Rio, hoje associada corporativa do Clube.

Ao longo dos tempos, um músico presenteou a sociedade com uma marchinha inspiração para o Rotary da Tijuca. Nela, é dito: Nenhum de nós (os rotarianos da Tijuca) se julga o melhor; tão pouco diz que o Clube (o Rotary da Tijuca) é o maior, mas o nosso querido Tijuca, podem crer (todos) é BOM PRA VALER!.

É é isso mesmo. Os rotarianos de ontem, de hoje e de sempre, da Tijuca, fazem prevalecer esse lema. O Rotary da Tijuca é (sem dúvida alguma, e sem qualquer pretensão) BOM PRA VALER!

Joper Padrão

Vice-Presidente do Rotary da Tijuca

Comentários
Maior aquário cilíndrico do mundo com mais de 1.500 peixes estoura na Alemanha

Paz o tempo todo

Qual a inspiração para este axioma? Paz o Tempo todo será fruto de uma profunda observação? Em junho de 1996 dirigi minha mensagem aos Rotary anos da...

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis