Praça Saens Peña - 110 anos. A Nova Tijuca se orgulha desse cartão postal

Em 30 de Abril de 1911 o antigo Largo da Fábrica das Chitas dava lugar a nossa adorada Praça Saenz Peña que comemora seus 110 anos nesta sexta-feira.

O glamour não é mais o mesmo, reflexo da administração recente que não atuou em sua manutenção, como não atuou no restante da Cidade. O renascimento da Fundação Parques e Jardins na atual gestão nos encheu de expectativas para reurbanizarmos mais uma praça da Grande Tijuca dentre as muitas projetadas pelo arquiteto Azevedo Neto, na década de 1930. Outros exemplos são a Xavier de Brito, a dos cavalinhos, a Nobel e a Edmundo Rego no Grajaú, o Jardim de Alah e a Antero de Quental no Leblon.

São cerca de 160.000 pessoas circulando diariamente na Saenz Peña, fazendo uso do Metrô ou de algumas das 52 linhas de ônibus que passam pela Conde de Bonfim ou de algumas das 22 linhas que fazem ponto final no entorno da Praça ou causam transtornos próximos à Major Ávila ou Barão de Mesquita. A travessia de pedestres não é privilegiada pela programação dos semáforos e o tempo para ela é muito rápido. A implementação do projeto Tijuca Presente, sob comando do Capitão Bonfim há 2 anos diminuiu significativamente o número de ocorrências criminosas na Praça Saenz Peña

A NOVA TIJUCA Associação Empresarial e de Moradores acredita que uma parceria público privada poderia apoiar um projeto de revitalização da Praça que devolvesse o funcionamento do chafariz e lago após 4 anos de desativação e abandono, talvez até patrocinando um novo processo de adoção.

Estamos buscando interações com a gestão municipal para recuperarmos este local tão representativo do orgulho tijucano e acolhedor do carioca em geral.

PRAÇA SAENZ PEÑA – 110 ANOS (Texto para Twitter)

Do Largo da Fábrica das Chitas em 1911 até hoje – 110 anos.

Parabéns PRAÇA SAENZ PEÑA!