Espelho

Por Jonas Feliciano

Imagem: Arquivo pessoal

Imagem: Arquivo pessoal

Ser pai é ser espelho. Exemplo. É se transformar no reflexo que se propaga na vida de alguém. É ser inspiração e herói, sem grandes poderes, mas forte e capaz de salvar o mundo, mesmo que seja somente na imaginação. E não é que as coisas tenham mudado, elas sempre foram assim. O problema é que muita gente, até hoje, ainda não entendeu.

Apesar do requisito, ser pai não é ser perfeito. É aprender todos os dias a errar e não ter medo de fazer diferente. Ou ter receio e, mesmo assim, tentar fazer de novo. Todas as vezes que for necessário e também quando não. Abdicando dos próprios sonhos, mas sendo feliz quando a maior recompensa é ver a felicidade dos filhos.

Tem pai que é mãe. Mãe que é pai. Tios que são pais. Filhos que são pais. Mulheres que são pais. Avôs e avós que são pais. Pessoas que são pais. Bem como, há homens que se esqueceram de ser e, inconscientemente, ensinaram suas crias a não perpetuarem tal ausência.

Ninguém duvida que é bom ter alguém para compartilhar as angústias, as inseguranças, as alegrias e as tristezas. Até descobrir que melhor ainda é ser o ombro ou o colo que acalma, fortalece e encoraja.

Para que as sementes cresçam e dêem bons frutos, elas só requerem cuidado. É simples e complicado. Às vezes, cansativo, nunca demais. O amor é o adubo do amadurecimento e a bússola que te guia para o caminho certo.

Um dia, nos versos do seu samba "Espelho", João Nogueira eternizou a saudade e a importância da figura paterna. Traduziu em música os sentimentos que fazem da paternidade uma das maiores missões da vida. Uso da sua inspiração para concluir meu pensamento. Que os vossos espelhos sejam inquebráveis!

"Ai, mas que saudade
Mas eu sei que lá no céu o velho tem vaidade
E orgulho de seu filho ser igual seu pai
Pois me beijaram a boca e me tornei poeta
Mas tão habituado com o adverso
Eu temo se um dia me machuca o verso
E o meu medo maior é o espelho se quebrar"

Jonas Feliciano é pai do Gabriel e do Davi, além de jornalista do portal Grande Tijuca.